Olá! Eu sou Helo Mayumi, este é o meu blog, que faz parte do meu site e pretendo escrever conteúdo ligado a tudo que faço. Estou fazendo vídeos tutoriais, mas muitas pessoas, assim como eu, preferem a escrita. E nos vídeos também não consigo colocar todos os detalhes que voce possa querer saber. Então seja bem vinda, bem vindo, bem vinde a este espaço, espero que sirva como apoio para voce que quer avançar nas técnicas artísticas.
Começamos falando sobre Quilling Paper, voce já deve ter visto por aí lindos quadros, cartões que usam tiras de papel colorido no lugar de tintas. Vem conhecer esse mundo mágico, democrático e ilimitado que é o quilling paper.
Eu digo que o quilling é democrático e ilimitado porque voce não precisa de muito material para fazer a mágica acontecer. E também as formas não se limitam, a imaginação e a criatividade não tem fim! Então sem mais delongas, vamos ao mundo fabuloso do Quilling Paper!
O que é Quilling Paper?
É uma forma de desenhos feitos de papéis, fitas de cetim e outros materiais. O papel utilizado nos trabalhos em quilling podem ser de várias gramaturas, cores e formatos. É um trabalho minucioso, que exige tempo e paciência.
Como surgiu o Quilling Paper?
Conta a história que já era executados por religiosas francesas e italianas nos séculos 16 e 17.
As religiosas decoravam relicários e gravuras sagradas, acrescentando toques dourados e muita ornamentação. Os trabalhos com as tirinhas de papel parecem realmente ouro e prata.
A ligação religiosa com o quilling foi mantida quando a arte foi difundida na Inglaterra com o desenvolvimento do papel.
As igrejas mais pobres produziam relicários, aos quais eram acrescentados gravuras dos santos referentes à relíquia na obra, totalmente enfeitados com quilling.
Quilling Paper Atualmente
O Quilling Paper está fazendo cada vez mais sucesso, talvez por mostrar como é fácil de fazer. O importante como em toda técnica artística é voce conseguir colocar sua identidade.
Muitas pessoas utilizam o Quilling Paper para fazer quadros de maternidade e para crianças. Artistas visuais e ilustradores também começam a usar o Quilling como técnica de expressão artística. Além de quadros, o quilling também é utilizado para fazer marcadores de página, cartões, bijuterias e outras formas 3D, como cenários e personagens.
Que papel Usar?
Qualquer papel pode ser usado, desde que tingido na massa. Isso significa que o papel todo é da mesma cor. Para dar um exemplo, voce pode rasgar uma folha de revista, vai perceber que o “meio” dela é branco. Isso porque o papel é branco e a impressão foi feita na superfície. Um exemplo de papel tingido na massa são os papeis Color Plus e Canson, se voce pegar um papel colorido e rasgar, vai ver que o “meio” dele é homogeneo, todo da mesma cor. Isso é necessário porque as tiras de papel são colocadas “em pé”.
A gramatura assim como a espessura da tira de papel vai depender do que voce vai fazer. Em quadros grandes, a gramatura ideal pode ser de 120 a 200g/m² e a espessura pode ser de 1 cm. Se voce fizer objetos e quadros menores, pode usar papel com gramatura 90 a 120g/m² e espessura 0,5 cm. E se voce precisa fazer itens bem delicados e pequenos pode usar a espessura 0,3 e gramatura 75 a 90g/m². Esses papéis podem ser comprados já na gramatura e espessura que voce quer, ou voce pode cortar as tiras com estilete e régua ou fragmentadora. As possibilidades como sempre são muitas.
Ferramentas para Quilling
As ferramentas para quilling podem ajudar muito, mas a maioria delas não é obrigatória, voce consegue fazer sem elas, pode demorar mais, mas consegue. A própria esteca (que enrola as tiras de papel) pode ser dispensada, voce pode usar as pontas dos dedos para enrolar. Voce também pode improvisar usando objetos que já tem em casa, como por exemplo: palito de churrasco, pente, embalagens em diversas formas geográficas. Além dessas ferramentas, voce pode usar pinça, principalmente para pegar peças pequenas e vai precisar de cola branca comum.
Onde aprender?
Existem centenas de vídeos sobre o assunto no youtube, eu mesmo tenho uma playlist dedicada somente ao tema, inclusive uso de ferramentas e formas básicas de quilling:
Além dos vídeos, voce encontra e-books, cursos online, presenciais e livros:
Compre qualquer produto na Amazon através desse link e ajude a manter meu trabalho: https://amzn.to/3sSXT4M
Referencias/ fontes:
JOHNSTON, Malinda. Paper quilling: beautiful paper filigree to make in a weekend
Fonte: www.historiadasartes.com